
Em qualquer oficina ou Departamento de Manutenção, você está acostumado a sentir o cheiro solventes, sejam diluentes ou em um tanquinho de limpeza com querosene, diesel e outros afins.
É aquele cheiro de produto químico forte, terroso que emana da lata de spray, ou quando a máquina lavadora de peças é ligada, com o jato de solvente esguichado.
Alguns podem até gostar do cheiro, mas isso fará outros reclamar e se afastarem dele. O que você está sentindo são VOC’s ou Compostos Orgânicos Voláteis. Vamos dar uma olhada mais de perto…
OQUE SÃO VOC’s
Os VOC’s são compostos orgânicos com elevada pressão de vapor à temperatura ambiente; esta pressão de vapor é o resultado direto do baixo ponto de ebulição desses compostos. Isso significa que eles transformam rapidamente do estado líquido para o gasoso, daí o fato que você sente imediatamente o cheiro ao abrir uma lata de solventes, utilizá-los em alguma aplicação manual, ligar a máquina lavadora de solventes ou limpar uma pistola de pintura.
Essa “rápida transformação” é o motivo pelo qual chamamos de Voláteis. Muitos VOC’s evaporam tão rapidamente que é impossível evitar a sua inalação. Nestes casos é muito importante a utilização de máscaras ou EPI’s (Equipamento de Proteção Individual), adequados e regulamentados para esse tipo de filtragem de vapores e sistemas potentes de exaustão
O QUE HÁ DE TÃO RUIM NOS VOC’s, ENTÃO?
É evidente que muitos solventes e produtos químicos contendo VOC têm bom desempenho de limpeza. Isso ocorre porque o solvente, em contato com contaminantes orgânicos como óleos e graxas, dissolve-os, quebrando-os em partículas menores, são carregadas pela solução e removidos da superfície. No entanto, mesmo com um aparente bom desempenho, o uso de solventes incorre em altos custos.
O solvente não somente fica saturado com estas pequenas partículas de contaminantes, mas que com a recirculação, perde a capacidade de limpeza com o tempo e tem que ser substituído por um solvente novo. Isto gera ainda mais emissões de VOC´s em seu uso.
OS VOC’s SÃO UM PERIGO PARA A SAÚDE
E para piorar, é comprovado que a exposição por VOC pode causar dor de cabeça, alergia cutânea, irritação dos olhos, nariz e garganta, falta de ar, fadiga, náuseas, tonturas e problemas cutâneos. E em elevadas concentrações pode ocasionar também danos pulmonares, além de danos ao fígado, rins ou sistema nervoso central. Suspeita-se que alguns VOC’s causam câncer. Leia a FISPQ (Ficha
de Informações de Segurança de Produtos Químicos) de qualquer limpador que contenha VOC – você encontrará esses riscos potenciais listados.
Quando altas quantidades de VOC estão presentes em ambientes internos e espaços de trabalho
fechados, como oficinas, manutenção, salas de mistura de tinta e pinturas, almoxarifado de ferramentas, esses riscos são potencializados. A presença de quantidades significativas de VOC pode ocasionar danos irreversíveis nos usuários que trabalham nesses ambientes. E cada vez mais se aponta que os VOC’s estão contribuindo para a “Síndrome do Edifício Doente” e outros efeitos prejudiciais.
Uma vez que eles escapam e entram em suspensão, espalhando-se em ambientes abertos, os VOC’s contribuem fortemente para a formação de poluição atmosférica, principalmente nas áreas urbanas. Isso ocorre porque os VOC’s combinam-se com outros poluentes, como o dióxido de nitrogênio, eliminados pelo escapamento de veículos, por exemplo, e se alteram com a luz solar, através de uma série de reações químicas para formar o que é conhecido como Poluentes Secundários.
Um desses Poluentes Secundários é o Ozônio que se forma ao nível do solo. O Ozônio é produzido
normalmente nas camadas mais altas da atmosfera e por lá é benéfica, acaba sendo uma substância prejudicial no nível do solo. Pode desencadear uma série de problemas de saúde aos seres humanos e fauna, assim como destruindo a flora e os ecossistemas.
EXISTE UMA ALTERNATIVA AO USO DE PRODUTOS DE LIMPEZA DE VOC?
Quando se trata de proteger o meio ambiente e os trabalhadores, o empregador precisa investir nas medidas de precaução descritas acima ou mudar para produtos que contenham baixíssimos ou nenhum nível VOC.
É aí que entra a Bio-Chem Cleantec, uma empresa do Grupo Bio-Circle Surface Technology GmbH. Nossos produtos foram especialmente formulados para eliminar e minimizar o uso de VOC’s sem comprometer a eficácia ou o desempenho no processo de limpeza. Nossa combinação única de equipamentos, química, biotecnologia e serviços são projetados para mudar a maneira com realizamos o processo de limpeza em todo o tipo de aplicação.
Bio-Chem Cleantec Soluções Ambientais
Uma empresa do Grupo Bio-Circle Surface Technology GmbH
tel.: 11 2391-1818 / [email protected]